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Tire suas dúvidas sobre a folha de pagamento nas empresas
Entenda a importância, principais erros e como evitá-los na hora de elaborar a folha de pagamento em sua empresa. Saiba mais!
A folha de pagamento é um dos assuntos mais importantes e complexos para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.
Afinal, é por meio dela que se registra e se pagam os salários, encargos, benefícios e as demais verbas trabalhistas dos funcionários.
No entanto, muitos empresários e gestores ainda têm dúvidas sobre como elaborar a folha corretamente, quais as obrigações legais, erros comuns cometidos pelos gestores e como evitar problemas junto ao Fisco e à Justiça do Trabalho.
Portanto, leia nosso artigo para entender mais sobre o tema!
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O que é a folha de pagamento?
A folha de pagamento é um documento que contém todos os dados relativos à remuneração dos trabalhadores de uma empresa em um determinado período, geralmente mensal.
Nesse documento, estão envolvidos o nome e cargo de cada funcionário, salário bruto, descontos, salário líquido e horas extras.
Além disso, benefícios e encargos sociais também devem estar presentes.
A folha de pagamento deve ser elaborada com base nos registros de ponto, nos contratos de trabalho, bem como convenções coletivas e nas leis trabalhistas vigentes.
Ela deve ser emitida em duas vias, sendo uma entregue ao funcionário e outra arquivada pela empresa.
Qual é a importância da folha de pagamento?
A folha de pagamento é um documento essencial para a gestão financeira, contábil e tributária de uma empresa.
Por meio dela, é possível controlar os custos com mão de obra e planejar o orçamento, calcular e recolher impostos, bem como as contribuições sociais devidas.
Além disso, você consegue cumprir com todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias, comprovar a renda dos funcionários e fornecer informações para a contabilidade e eSocial.
Além disso, a folha de pagamento também é importante para a gestão de pessoas, pois ela reflete o valor e o reconhecimento que a empresa dá aos seus colaboradores.
Quando bem-feita, pode aumentar a satisfação, motivação e a produtividade dos funcionários, além de reduzir a rotatividade e o absenteísmo.
Quais são os erros mais comuns na folha de pagamento?
A folha de pagamento é um documento que exige muita atenção e cuidado, pois qualquer erro pode gerar prejuízos financeiros e legais para a empresa.
Alguns dos erros mais comuns na folha de pagamento são:
- Não atualizar os dados cadastrais dos funcionários.
- Não registrar as alterações salariais.
- Não considerar horas extras, adicionais, gratificações e demais rendimentos.
- Não aplicar corretamente as alíquotas e tabelas dos tributos.
- Não observar normas das convenções coletivas.
Além disso, a falta de conferência sobre os valores e datas dos pagamentos, bem como o arquivamento dos comprovantes ou documentos relacionados à folha, são alguns dos erros mais frequentes.
Esses erros podem causar divergências entre os valores declarados e os valores pagos, levando a autuações, multas, processos trabalhistas e até mesmo a perda de benefícios fiscais.
Como evitar problemas com a folha de pagamento?
A fim de evitar maiores problemas na hora de elaborar a folha de pagamento, em sua empresa, é importante considerar algumas boas práticas.
Mas, afinal, você sabe quais são elas?
Abaixo, apresentamos alguns dos pontos mais comuns. Veja!
- Mantenha os dados cadastrais dos funcionários atualizados e completos;
- Registre todas as ocorrências e alterações na jornada dos funcionários;
- Utilize sistemas de ponto eletrônico;
- Siga as leis trabalhistas, convenções e normas internas da empresa;
- Utilize softwares de gestão da folha de pagamento.
Também é importante destacar que o apoio de especialistas pode facilitar na revisão e conferência de dados ou valores, bem como o arquivamento dos documentos para momentos em que a Receita solicite para confirmações.
Tenha segurança em sua gestão pessoal com a PME!
Pudemos perceber que a folha de pagamento é um documento essencial para uma boa gestão da sua empresa. Não é mesmo?
Afinal, esse documento envolve os aspectos contábeis, financeiros, trabalhistas e tributários.
Por isso, é importante ter maior cuidado e atenção na hora de elaborar e emitir a folha, evitando erros que possam gerar prejuízos e problemas legais.
Uma gestão pessoal segura é crucial nesse momento, pois qualquer impacto negativo pode afetar seus resultados e lucratividade no dia a dia.
Nós, da PME Contábil, estamos há mais de 45 anos no mercado e atendemos aos mais diversos ramos de atividade, além de contar com um time de especialistas nas áreas contábil, tributária, trabalhista, societária, financeira e de perícia.
Portanto, converse conosco e veja como podemos ajudar em seu dia a dia!